ANUNCIOS
Últimos assuntos

Incômodos na Gravidez

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Incômodos na Gravidez

Mensagem por Dr Gestante online em Qua Dez 04, 2013 9:17 am

Fonte: Shutterstock

A época da gravidez é geralmente um período de extrema alegria, mas durante os nove meses de gestação podem aparecer certos sintomas que incomodam um pouco (ou muito!). A maioria desses incômodos típicos da gravidez acabam desaparecendo depois que o bebê nasce, mas é bom saber como se livrar deles (ou pelo menos amenizá-los) enquanto o bebê não chega… Até pra conseguir aproveitar melhor o barrigão, né? Juntei aqui algumas dicas!



Fonte: Pregnancyandbaby.com
O enjoo é provavelmente o incômodo mais característico da gestação, mas, graças a Deus, não é todo mundo que sente. Eu só tive nessa última gestação e o enjoo foi embora completamente lá pela décima primeira semana. O estômago da grávida é mais ácido e seu olfato é mais apurado. Essa combinação de fatores (junto com o aumento rápido do hCG e do estrôgenio) faz do enjoo uma coisa super normal durante a gravidez. O importante é não deixar de comer por causa disso: tente comer refeições menores, porém frequentes. Dizem (eu nunca testei) que gengibre e/ou limão ajudam bastante a aliviar os sintomas. Já vi mulheres falando também que precisavam comer alguma coisa antes de levantar da cama de manhã, normalmente um biscoito de água e sal. Existem, em casos raros, mulheres que não conseguem segurar nada do que comem no estômago durante a gestação. Nesse caso é importante procurar um médico, pois pode ser Hiperemese Gravídica. O excesso de vômitos pode deixar a mãe desnutrida e desidratada, trazendo outros tipos de complicações para o bebê.
Fonte: Otramedicina.com

A azia também é um problema comum entre as gestantes. Comigo só apareceu mais para o final das gestações e, dessa vez, já vem dando as caras por aqui. Imagino que meu estômago já esteja sendo um pouco empurrado pelo peso da bebê. O que acontece normalmente é que a progesterona (produzida pela placenta) relaxa o músculo que fecha a entrada do estômago, então os ácidos digestivos podem acabar subindo pelo esôfago. A sensação não é nada agradável e sempre aconteceu comigo durante a noite, deitada. A minha dica pessoal então édormir um pouco elevada, colocando alguns travesseiros nas costas, assim o ácido não sobe. Uma dica boa também é não tomar muito líquido durante as refeições, o que impede que o estômago fique muito distendido. Não se esqueça também de mastigar bem, o que vai facilitar bastante a digestão!


Fonte: Shutterstock

O crescimento do útero vai mudando o centro de gravidade da gestante e, com o tempo, essas mudanças afetam sua postura, forçando sua coluna. O mais comum é que essas dores apareçam mais para o final da gravidez, quando o útero já estiver bem grande. É sempre bom procurar seu médico, principalmente se as dores estiverem insuportáveis. Evite ficar em pé por muito tempo, já que isso força sua coluna para sustentar seu peso e o peso do bebê.Evite levantar muito peso no final da gestação: levantar peso de forma errada afeta sua postura.  
Fonte: Shutterstock

As cólicas aparecem em vários momentos na gestação e cada uma delas ocorre por um motivo. A cólica pode ocorrer pela distensão dos ligamentos, já que seu corpo está tentando acomodar seu útero em constante crescimento. Pode também acontecer também por causa de gases, intoxicação alimentar, viroses etc. É importante prestar atenção nos outros sintomas para ajudar o médico a descobrir qual é o seu problema. Descansar, elevar os pés e massagear o local parecem aliviar bastante as cólicas. Existem também remédios específicos para se livrar da cólica, mas eles devem ser receitados por um médico. Se, no início da gravidez, a cólica forte estiver acompanhada de sangramento, pode ser um aborto espontâneo. Se, até a 37a semana, a cólica estiver acompanhada de contrações regulares e/ou secreção vaginal aumentada, pode ser trabalho de parto prematuro. Em ambos os casos é muito importanteprocurar seu médico o mais rápido possível!


Fonte: Midwifesatswedish.wordpress.com

Ficar super cansada e sempre com sono durante a gravidez é normal: seu corpo está sobrecarregado com o trabalho de fabricar um bebê :)Toda essa sensação parece passar durante o segundo trimestre e voltar no terceiro, já para o fim da gestação. Para driblar esse cansaço frequente é importante descansar (óbvio!) o máximo que puder. Manter umaalimentação saudável também é importante: é difícil se sentir mais disposta quando seu corpo está trabalhando mais ainda para digerir uma comida super gordurosa. Não dá para esquecer de beber água! Se a pessoa estiver um pouco desidratada os sintomas de cansaço já pioram. E, se o seu médico receitou, não se esqueça de tomar as vitaminas pré-natal: elas vão garantir a ingestão necessária de vitaminas e minerais que seu corpo precisa.
Fonte: Planetamamma.it

Com o útero crescendo cada dia mais e pesando cada vez mais, o sistema circulatório dos membros inferiores da gestante sofrem grande pressão. Com isso, as veias logo abaixo do útero podem ficar mais dilatadas e inchadas. As hemorroidas nada mais são do que os vasos sanguíneos anais inchados, causando dor. Esse problema é relativamente comum entre as grávidas, mas dá para prevenir: beba bastante água, mantenha uma dieta rica em fibras eevite ficar sentada ou em pé durante longos períodos de tempo. Se você já estiver sofrendo com o problema é bom usar papel higiênico macio e sem cheiro, aplicar gelo na área afetada algumas vezes por dia e realizar duchas quentes (na área) algumas vezes por dia. 
Fonte: Lifehacker.com

O volume de sangue circulando no corpo da gestante é bem maior do que quando a mulher não está grávida e, mais uma vez pelo peso do útero, o sistema circulatório fica afetado nos membros inferiores. Se a mulher não prestar atenção pode acabar ficando com pernas e pés inchados. Para evitar o inchaço é importante evitar o ganho excessivo de peso, diminuir a ingestão de sal e, sempre que possível, manter os pés elevados durante alguns minutos. A utilização de meias de compressão também pode ajudar no alívio das dores nas pernas (pelo menos me ajudou), mas é importante que o médico decida qual grau de compressão é indicado para cada mulher. Atenção: se o inchaço for intenso, afetar de maneira rápida o rosto, mãos e pés e houver formigamento nos braços é importante falar com o médico! Esses são sintomas de diabetes gestacional ou pressão alta. É sempre bom ficar atenta Smile
Fonte: Shutterstock

Constipação é um dos incômodos mais comuns durante a gestação: quase 50% das grávidas vão ter esse problema em algum momento. Como eu já mencionei antes, a progesterona (produzida pela placenta) acaba relaxando os músculos do corpo, relaxando também os músculos do sistema digestório. Todo o processo da digestão fica então maaaais lento. No final da gravidez, quando o útero já pressiona bastante o reto, o problema pode até piorar.Fazer exercícios regularmente (com autorização do médico, claro), manter uma dieta rica em fibras e beber bastante água facilitam bastante a digestão. É importante também ir ao banheiro quando sentir vontade.



Só para lembrar: Eu não sou médica e não tenho formação alguma na área de saúde. Qualquer informação aqui é complementar e não deve substituir uma consulta médica Smile

Beijos!

Dr Gestante online
Admin

Mensagens : 261
Data de inscrição : 10/08/2013

Ver perfil do usuário http://gestantesonline.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Incômodos na Gravidez

Mensagem por Helena Santos 32 em Sex Set 15, 2017 1:09 pm

Muito boa informação. Muito Obrigada! Achei também um artigo que me pareceu também muito completo sobre hemorroidas: https://www.naturalthrone.com/pt/blog/artigo/hemorroidas-sintomas-causas-e-tratamentos e outro especifico sobre as hemorroidas durante a gravidez: https://www.naturalthrone.com/pt/blog/artigo/como-tratar-hemorroidas-na-gravidez

Espero que vos seja útil e possa acrescentar um pouco mais ao vosso excelente post

Helena Santos 32

Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/07/2017
Idade : 33

Ver perfil do usuário http://www.naturalthrone.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum