ANUNCIOS
DADO FOTOGRAFIAS
Últimos assuntos

A importância do Espermograma

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A importância do Espermograma

Mensagem por Dr Gestante online em Seg Abr 21, 2014 4:03 pm

Embora os problemas femininos sejam mais frequentemente associados à infertilidade, os fatores masculinos estão presentes em quase metade dos casos.
A investigação dos fatores femininos é muitas vezes desgastante, podendo ser necessária realização de vários exames de sangue, ultrassonografias seriadas, radiografia contrastada do útero e tubas uterinas (histerossalpingografia), e até mesmo de procedimentos cirúrgicos que requerem internação hospitalar e anestesia, tais como a videolaparoscopia.

Ao contrário, a investigação do fator masculino de infertilidade quase sempre se restringe à realização de um único exame: o espermograma.
O espermograma geralmente é indicado após um ano de tentativas para engravidar. Entretanto, em algumas situações, esse exame deve ser realizado mais precocemente, como, por exemplo, nos casos em que a mulher tem mais de 37 anos, ou quando já existe um fator feminino de infertilidade com indicação de tratamento. Nos casos em que já existe um histórico pessoal ou familiar que revele maior probabilidade de haver alterações seminais, o espermograma deve ser realizado o mais precocemente possível, com intuito de planejar o futuro reprodutivo.




Embora não seja um exame invasivo, ainda existe certa resistência por parte dos homens à realização do espermograma, muitas vezes por puro machismo. É comum o homem achar que, pelo fato da vida sexual estar normal, não existe nenhum problema com ele. Esse tipo de pensamento não tem nenhum fundamento, pois dificilmente existe alguma relação entre potência sexual e capacidade reprodutiva. Existem, portanto, homens com dificuldade de ereção e/ou de ejaculação que não apresentam infertilidade e, por outro lado, homens com vida sexual plena, com ejaculação normal, mas que apresentam graves alterações no espermograma.

Outra causa comum de resistência à realização do espermograma é o fato do homem já ter tido filhos. Isso nunca deve ser motivo para não realização desse exame, pois várias alterações podem surgir ou se agravar com o tempo. Sendo assim, um homem que era fértil pode tornar-se infértil com o passar dos anos.

Pelo fato do espermograma ser um exame fundamental para decisão sobre o tratamento a ser realizado, é importante que seja feito em um laboratório de confiança. O laudo do espermograma deve ser completo, contendo todos os parâmetros da análise seminal. Na ausência de alterações, não há necessidade de se repetir o exame. Entretanto, o médico deve analisar cuidadosamente todos os parâmetros para que não haja risco de considerar um exame alterado como normal. Quando o laudo estiver incompleto ou existir algum tipo de alteração, o espermograma deverá ser repetido. Caso, após um espermograma alterado, um segundo exame não revele nenhuma anormalidade, deve-se realizar um terceiro exame para confirmação ou não das alterações encontradas.
Nos casos em que não se encontra espermatozóides após análise do sêmen, deve-se solicitar sempre um novo exame. Nesses casos, a análise seminal deve ser feita criteriosamente, após centrifugação de todo o material. Em alguns casos, a identificação dos espermatozóides só é possível após um período de cultivo em laboratório.

Hoje em dia, com o advento da injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI), é possível realizar uma fertilização in vitro mesmo com número bastante reduzido de espermatozóides. Assim, o encontro de espermatozóides no ejaculado pode evitar a realização de procedimentos desnecessários, tais como punções ou biópsias testiculares.


Dr. Leonardo Meyer de Moraes
Diretor da Clínica FERTIBABY

Dr Gestante online
Admin

Mensagens : 260
Data de inscrição : 10/08/2013

Ver perfil do usuário http://gestantesonline.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum