ANUNCIOS

As despesas do parto: veja suas opções

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As despesas do parto: veja suas opções

Mensagem por Dr Gestante online em Sex 27 Mar 2015 - 10:02

As despesas do parto: veja suas opções



Tenho plano de saúde e vou usar obstetra do convênio

Antes de tudo, verifique se seu plano de saúde tem cobertura obstétrica (inclui parto) e se você já cumpriu a carência. A carência costuma ser de 10 meses, ou seja, o plano só cobre o parto se ele acontecer pelo menos 10 meses depois da assinatura do contrato.






Você vai ter quase tudo pago, mas precisa se informar na maternidade sobre as seguintes despesas extras, que variam de hospital para hospital:


Taxa de paramentação: Vários hospitais cobram pela roupa esterilizada que o pai ou a pessoa que vai assistir ao parto usará, principalmente em caso de cesariana.

Teste do pezinho ampliado:
A parte principal do exame é gratuita, mas as maternidades oferecem um exame mais completo, que inclui outras doenças.


Teste da orelhinha:
Em muitos lugares do Brasil o teste já é gratuito nos postos de saúde e na rede pública. Há maternidades particulares que oferecem como cortesia, outras cobram. O teste é rápido e indolor e verifica como está a audição do bebê.


Vacinas:
Ao nascer, o bebê toma duas vacinas, a BCG e a contra a hepatite B. As duas fazem parte do Programa Nacional de Imunização, ou seja, são gratuitas em postos de saúde e maternidades públicas. Mas, quando aplicadas em hospitais particulares, muitas vezes são cobradas. Você até pode esperar a alta para aplicar a vacina no posto de saúde, mas os médicos recomendam que a vacina contra a hepatite B seja aplicada nas primeiras 12 horas de vida.



Refeições do acompanhante, estacionamento e/ou transporte: São despesas que podem encarecer sua estada no hospital, embora à primeira vista não pareçam ser tão pesadas assim.


Pergunte com antecedência para o seu obstetra se todos os outros profissionais que vão participar do parto (como anestesista, instrumentador) são cobertos pelo convênio. Normalmente são, mas é melhor se informar antes para não levar sustos.


Alguns obstetras vêm cobrando uma "taxa de disponibilidade" por fora do convênio para estar presentes na hora do parto, senão o parto é feito pelo plantonista do hospital. Pergunte antes para não se surpreender.


E o bebê?

Quando o parto é coberto pelo plano de saúde, o bebê também tem direito a usar o plano com a carteirinha da mãe, até 30 dias depois do parto. Você deve incluir o bebê no plano nesse prazo, e não haverá carência nem doenças preexistentes.
Tenho plano de saúde mas vou usar obstetra particular


Verifique se seu plano de saúde tem cobertura obstétrica e se você já cumpriu a carência. A carência costuma ser de 10 meses, ou seja, o plano só cobre o parto se ele acontecer pelo menos 10 meses depois da assinatura do contrato.


As despesas hospitalares vão ser cobertas pelo plano. Você vai ter de arcar com os seguintes gastos:


Extras da maternidade conforme o item acima



Honorários médicos: Combine com antecedência com o obstetra. Se você for usar reembolso pelo plano de saúde, provavelmente vai ter de apresentar um orçamento por escrito antes do parto. Telefone para seu plano de saúde e peça as informações, de preferência quando ainda estiver no segundo trimestre da gravidez.


EQUIPE GESTANTES ONLINE 

Dr Gestante online
Admin

Mensagens : 271
Data de inscrição : 10/08/2013

Ver perfil do usuário http://gestantesonline.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum