ANUNCIOS
Últimos assuntos

6 coisas que uma grávida NÃO pode fazer

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

6 coisas que uma grávida NÃO pode fazer

Mensagem por Dr Gestante online em Dom Ago 11, 2013 5:31 pm

A partir do momento em que sabemos que estamos grávidas, uma avalanche de dúvidas cai sobre nossas cabeças e assim permanecemos por 9 meses. Temos receio de fazer muitas coisas por medo de que elas prejudiquem o bebê de alguma forma, e de fato é necessário que tomemos cuidado, pois algumas atividades cotidianas que parecem inofensivas podem sim afetar a saúde da criança.

Certas situações devem ser terminantemente proibidas em caso de gestação. Relacionamos abaixo seis circunstâncias que uma mulher grávida precisa evitar para preservar a integridade do bebê:

Raios-X na gravidez

Radiografias, tanto feitas no dentista quanto por recomendação médica, só em casos de extrema necessidade, pois o raio-x, como toda radiação, pode ter como efeito colateral danos ao DNA celular. De qualquer forma, se realmente for preciso que a grávida se submeta a esse tipo de exame (como em caso de suspeita de fraturas, por exemplo), não precisa entrar em pânico. A gestante deve sempre avisar ao médico e ao técnico de radiografia da sua condição, para que seja oferecida à ela um avental protetor de chumbo.

Banho quente na banheira, ofurô, hidromassagem e sauna na gravidez

A futura mamãe deve evitar a imersão em água quente (com temperaturas superiores a 30ºC) durante toda a gravidez. Esse cuidado é necessário pois o aumento excessivo da temperatura corporal da mãe pode prejudicar o desenvolvimento do bebê. Além deste motivo, a queda de pressão em ambientes quentes se torna mais comum durante a gravidez, deixando a gestante mais suscetível à desmaios e mal-estares.





Remédios na gravidez

Mulheres grávidas só devem tomar medicamentos com indicação médica. Como não existem tantos estudos que falem sobre a relação dos medicamentos com a gestação, há o risco de um remédio simples causar um parto prematuro, por exemplo. Se você está se sentindo mal, com inflamações, dores ou outros sintomas, procure imediatamente seu médico, que indicará o procedimento correto a ser tomado.

Bebida alcoólica na gravidez

Diversos estudos comprovam que o consumo de bebidas alcoólicas é contraindicado na gestação. Alguns médicos costumam liberar apenas em ocasiões especiais uma taça de vinho ou um copo de cerveja para suas pacientes, porém é importante que o consumo nesses casos só seja feito com orientação do obstetra. O álcool na gravidez está associado à restrição do crescimento do feto, sendo os fetos do sexo feminino mais suscetíveis aos seus efeitos.

Vacinas durante a gravidez

A gestação não é o momento mais recomendado para se tomar vacinas, já que muitas delas contêm vírus ou bactérias vivas em pequenas quantidades que poderiam causar efeitos colaterais e até mesmo danos à formação do bebê. Como exceção, a vacina antitetânica é indicada durante a gestação para a prevenção do tétano no recém-nascido, pois como ela é composta apenas pela toxina e não pela bactéria, é inofensiva ao feto. Existem outras que podem ser usadas sob a orientação médica. Consulte seu obstetra.

Pintar os cabelos na gravidez

A tintura está permitida desde que a grávida respeite uma regra básica: não usar, de maneira alguma, produtos que contenham amônia. As tinturas mais antigas, alisamentos ou permanentes contêm substâncias como a amônia, o benzeno ou o formol que são absorvidas pelo couro cabeludo, região bastante vascularizada, que podem ser tóxicas ao feto.

Dr Gestante online
Admin

Mensagens : 261
Data de inscrição : 10/08/2013

Ver perfil do usuário http://gestantesonline.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum