ANUNCIOS

Gravidez saudável

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Gravidez saudável

Mensagem por Dr Gestante online em Qui 30 Nov 2017 - 8:40

10 Dicas para Ter uma Gravidez Saudável



Quando a mulher descobre uma gravidez, naturalmente passa a ser orientada a ter alguns cuidados com a própria saúde, assim como sente o desejo de mudar maus hábitos a fim de ter uma gravidez saudável.


De acordo com artigo produzido pela Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos em parceria com o Ministério da Saúde, quando a mulher confirma a gravidez deve procurar a unidade de saúde mais próxima para começar o acompanhamento de saúde (pré-natal), que tem como finalidade garantir uma gravidez saudável e parto seguro. Além disso, é de direito da mulher, caso se sinta mais segura, ter o acompanhamento de uma pessoa em quem confie nas consultas do pré-natal.






1-Alimentação e Nutrientes

Alimentação Rica em Nutrientes – O mito da alimentação exagerada na gravidez durou por séculos, mas atualmente, é de conhecimento mundial que a alimentação precisa ser de qualidade e equilibrada em nutrientes. Por conta das alterações hormonais, muitas mulheres podem sentir enjoos de determinados alimentos, mas há tantas opções na alimentação saudável, que é possível encontrar maneiras de substitui-los enquanto for necessário.


É essencial que a dieta na gravidez inclua frutas, verduras e legumes e carboidratos integrais. Em relação às proteínas, o ideal é que a mulher prefira os peixes, frango e carnes magras, além dos ovos e boas fontes de proteína vegetal como sementes oleaginosas, feijões e verduras, com destaque para o brócolis.


2-Cuidados com Alguns Alimentos 

Dentre as dicas de como ter uma gravidez saudável, está o cuidado com a higienização das frutas, verduras e legumes; não ingerir carnes cruas ou malpassadas; lavar muito bem as mãos antes de se alimentar e evitar o consumo de sódio e açúcar.


Queijos: evitar alguns tipos de queijos como camembert, brie, roquefort e gorgonzola, assim como queijos frescos que não sejam industrializados é o recomendado, isso para evitar a listeriose, uma doença que pode ser provocada pela ingestão destes alimentos e que pode levar ao aborto ou a complicações na saúde da criança. Outro cuidado que se deve ter é com a salmonela, infecção alimentar provocada pelo consumo de alimentos de origem animal, ovos, leite e consumo de alimentos crus.


3-Ácido Fólico

 Este é um nutriente essencial para uma gestação saudável, é um suplemento vital na gestação e atua tanto protegendo a saúde da gestante, quanto na prevenção de problemas congênitos na criança. O ferro também é um mineral de extrema importância para a saúde da gestante e bebê e também costuma ser recomendado em suplementação pelos médicos.


4-Atividade Física 

Exercícios físicos são essenciais para uma gravidez saudável, é importante para dar à mulher força e resistência para as transformações que ocorrem no corpo, incluindo o peso da barriga e desgaste na coluna. A liberação de hormônios neurotransmissores durante a atividade física ajuda na estabilização das emoções e evita as sensações comuns de tristeza que a gestante pode vir a sentir devido às alterações hormonais.


Outro benefício da prática de exercícios é a recuperação mais rápida da forma física após o nascimento da criança.


IMPORTANTE: Atividades físicas só podem ser realizadas com acompanhamento profissional especializado e aval do médico. Esportes que geram impactos ou riscos de queda não podem ser praticados.


5-Banhos Quentes

Banhos quentes ou sauna não são indicados para a gestante, já que podem resultar em queda de pressão ou até mesmo desmaios. Por conta da gestação, naturalmente a mulher já apresenta os vasos sanguíneos dilatados e a água quente ou vapor da sauna poderiam aumentar essa dilatação.


6-Exercícios Para a Região Pélvica

O fortalecimento dos músculos da região vaginal é importante antes mesmo da gestação e pode prevenir incontinência urinária e contribuir para o aumento do prazer sexual. Músculos fortalecidos também podem contribuir para um bom parto e os exercícios são simples: ao menos 5 vezes por dia, a mulher pode contrair 10 vezes os músculos pélvicos. Essa contração consiste em simular fazer xixi e interromper o processo.


Medicamentos e Outras Proibições

7-Cuidado com Medicamentos

Dentre as dicas para uma gravidez saudável está o cuidado com a administração de quaisquer medicamentos. Em caso de dores de cabeça, dores no corpo, tratamento para gripes, resfriados ou garganta inflamada, é de extrema importância que a mulher consulte o médico para saber qual medicamento pode ser tomado na gestação. Outra dica é nunca se nortear pela orientação médica de outras mulheres, afinal, se um medicamento foi prescrito para uma mulher, não quer dizer que poderá ser prescrito para todas, além disso, há mulheres que sofrem de alergia a determinadas substâncias, por isso, informar ao médico sobre qualquer eventualidade é primordial.


8-Hábitos Proibidos

O fumo e consumo de álcool devem ser estritamente abolidos da vida da gestante, aliás, o tabagismo pode aumentar o risco de aborto espontâneo e o consumo do álcool pode levar a má-formação congênita.


9-Momento do Descanso

A mulher precisa ter momentos de descanso durante o dia, meia hora ao menos com as pernas levantadas é recomendado, assim como massagens que podem auxiliar no alívio do estresse.


Muito se fala sobre como ter uma gestação saudável e é importante que a mulher siga algumas recomendações para resguardar a própria saúde e a saúde do bebê, o ideal seria que os bons hábitos e preocupação com o estilo de vida persistissem após o nascimento da criança, incluindo a prática de atividades físicas.

Não esqueça


10-Tome as vitaminas pré-natais.

A maioria dos suplementos pré-natais contém mais ácido fólico, ferro e cálcio do que os complexos vitamínicos normais. As mulheres grávidas precisam destes nutrientes em maior quantidade – especialmente do ácido fólico, que reduz substancialmente o risco do bebé desenvolver defeitos do tubo neural como, por exemplo, espinha bífida. Mas não tome vitaminas em demasia; mais não é necessariamente melhor e, nalguns casos, pode mesmo ser perigoso.

Dr Gestante online
Admin

Mensagens : 276
Data de inscrição : 10/08/2013

Ver perfil do usuário http://gestantesonline.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum