Como devo me preparar para a amamentação?

Ir para baixo
Raquel
Raquel
Admin
Mensagens : 356
Data de inscrição : 10/08/2013
Idade : 27
http://www.gestantesonline.com

Como devo me preparar para a amamentação? Empty Como devo me preparar para a amamentação?

Sáb Ago 10, 2013 12:17 pm
Como devo me preparar para a amamentação?

Aprenda o máximo que puder sobre a amamentação antes de o bebê nascer. Converse com outras mães que amamentem e leia sobre o assunto. Se puder, faça um curso pré-natal.

Quanto mais você souber sobre como funciona o aleitamento e os benefícios do leite materno, maiores serão suas chances de ser bem-sucedida na tarefa, já esperta para eventuais dificuldades.

Durante a gravidez, o corpo vai se preparando naturalmente para a amamentação. Esse é um dos motivos para os seios crescerem tanto na gestação -- os ductos mamários e as células que produzirão leite estão se desenvolvendo, e a área fica mais irrigada de sangue.

Outra coisa concreta que você pode fazer é se assegurar de que na maternidade onde vai dar à luz seja permitido que o bebê tenha contato com o seio o quanto antes. Os chamados "hospitais amigos da criança" (certificação do Unicef) garantem esse primeiro contato.

Mesmo se seu filho nascer de cesárea, você pode pedir ao médico que permita que o bebê sinta e cheire sua mama assim que for possível. O bebê nem precisa mamar nesse primeiro momento -- basta esse contato para ajudar a promover o aleitamento. Em caso de parto normal, esse aconchego inicial fica mais fácil, já que você estará semi-sentada.

Meu peito não cresceu muito na gravidez. Vou conseguir dar de mamar?

O tamanho do seio não tem nada a ver com o sucesso na amamentação -- mesmo que seu peito continue pequeno, isso não vai diminuir as chances de amamentar seu filho.

Caso você tenha feito cirurgia de redução das mamas, talvez tenha mais dificuldade para amamentar, mas não há nada que você possa fazer antes de tentar -- a não ser se informar bastante e conversar com mamães experientes.

Quem tem próteses de silicone nos seios não precisa fazer nenhum procedimento especial, e as próteses não devem interferir na amamentação.
Meus mamilos são planos. O que posso fazer?

Para quem tem mamilos planos ou invertidos, vale a pena usar conchas de plástico, vendidas em farmácias e lojas de artigos para bebê, para tentar ir formando o bico do seio.

Alguns médicos também recomendam massagear a área do mamilo, sempre com cuidado para não provocar contrações uterinas. Converse com seu ginecologista e leia mais sobre como amamentar com mamilos planos ou invertidos.

Preciso deixar os mamilos mais resistentes antes de o bebê nascer?

As modificações hormonais provocadas pela gravidez já são preparação suficiente para a maioria das mulheres. Em princípio, não é preciso usar cremes nem pomadas nos mamilos, nem ordenhar o colostro antes do parto. Também não é necessário esfregar os mamilos com esponja áspera para torná-los mais resistentes.

Se você tiver chance, tomar um pouco de sol nos mamilos, sempre com a proteção de filtro solar e evitando o horário entre as 11h e as 16h, pode deixá-los mais resistentes.
O que preciso comprar com antecedência, para amamentar?

Na verdade, na verdade, para dar de mamar você não precisa de nada. Os acessórios abaixo podem facilitar:

Absorventes para seios: Colocados dentro do sutiã, esses absorventes ajudam a manter suas roupas secas e sem manchas entre as mamadas, porque os seios podem vazar. Existem os descartáveis e os laváveis.
Concha para seios: Também dentro do sutiã, ajudam a formar o bico e a manter os mamilos arejados, se eles estiverem rachados. Há modelos que recolhem o leite que vaza num seio enquanto o bebê mama no outro.
Pomada contra rachaduras nos mamilos: Existem pomadas, como a de lanolina pura, que podem ser aplicadas nos mamilos para ajudar na cicatrização se eles estiverem rachados. Compre um tubinho bem pequeno, porque elas rendem bem.
Sutiãs de amamentação (2, para começar): Como a gravidez muda o tamanho e o formato dos seios, vale a pena comprar os sutiãs de amamentação mais no finalzinho e conferir se não precisarão ser trocados para servir melhor. Lembre-se de que, cheio de leite, o peito pode aumentar ainda mais.
Almofada de amamentação: Em formato de meia lua, ela ajuda a posicionar o bebê no comecinho. Mas não é essencial. Um travesseiro ou vários travesseirinhos pequenos podem fazer o mesmo papel.
Poltrona de amamentação: Também não é absolutamente essencial. Mas veja se na sua casa há um lugar confortável e prático para você amamentar. Lembre-se de que você vai passar umas boas horas por dia dando de mamar ao bebê, e é importante estar confortável.


Não é preciso comprar bombinha tira-leite com antecedência. Deixe para pensar nisso mais para a frente, quando você já estiver bem acostumada com a amamentação.


Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos