ANUNCIOS

Gravidez semana a semana

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Gravidez semana a semana

Mensagem por Dr Gestante online em Seg Ago 12, 2013 9:05 am

Você sabe o que acontece com o seu corpo e com o bebê durante a gestação? Muitas dúvidas surgem, como por exemplo: "com quantos meses de gestação começa a produzir leite?", "como a barriga fica na primeira semana de gravidez?", "como se desenvolve o embrião semana a semana?". Fizemos um guia que demonstra as fases da gravidez semana a semana, para que você saiba o que acontece no seu organismo quando você se torna uma futura mamãe.

1ª e 2ª semanas:
Neste período da gravidez semana a semana, com a temperatura média corporal 1º C acima do normal, a mulher sente as mesmas características comuns ao período da ovulação. O ovário libera um óvulo, como acontece todo mês, mas nesse caso o óvulo foi fecundado. Neste momento, seu bebê é chamado de zigoto e ainda está na trompa de falópio. Só entre o 3º e o 7º dia depois da fecundação que o zigoto sai pela trompa de falópio até chegar ao útero, onde placenta começa a se formar. É a partir deste momento que se começa a contar a idade do feto. Pequenos sangramentos, chamados sangramentos de implantação, podem acontecer e são normais. Eles ocorrem porque o ovo está se infiltrando no endométrio, que é a camada interna do útero. A barriga na primeira semana de gravidez não sofre nenhuma alteração visual.


3ª semana:
Agora o zigoto já está acomodado e seguro no útero, e vai crescendo bem rápido. Dentro de você milhões de novas células se multiplicam a cada segundo, mas apesar disso ainda não há nenhuma mudança física perceptível, com exceção de algumas mulheres, que apresentam um ligeiro aumento de secreção íntima. Nesta fase a placenta está começando a se formar. Já estamos na terceira semana de nossa gravidez semana a semana.


4ª semana:
É hora da formação do bebê, com o desenvolvimento da pele, cabelo, olhos, esmalte dos dentes e sistema nervoso (ectoderma), pulmões, fígado, sistema digestivo e pâncreas (endoderma), esqueleto, músculos, rins, vasos sangüíneos e coração (mesoderma). É neste momento que é notado o atraso da menstruação quando ela deveria vir.





5ª semana:
O zigoto passa a ser chamado de embrião. As partes inferiores e superiores do embrião estão bem evidentes e ele tem uma faixa que formará o tubo neural. Neste período é preciso tomar cuidado com qualquer tipo de remédio, inclusive os mais comuns para a gripe, tosse e resfriados. Converse com seu médico antes de tomar qualquer medicamento, por mais simples que ele seja.


Na 5ª semana deste nosso guia de gravidez semana a semana, algumas grávidas podem ter reações a alguns aromas e odores como perfumes, cosméticos, maquiagens, tintas e até alguns alimentos. Ela pode ter ainda fortes dores de cabeça, salivação e enjoos, e ficar um pouco arredia com relação ao seu parceiro, o que é normal e deve ser compreendido por ele.



6ª semana:
Nesse momento, através de uma ultra-sonografia, é possível ver o coraçãozinho do bebê bater. A mamãe começa a sentir bastante sono e cansaço, os seios ficam mais pesados, e os enjoos e náuseas continuam. O cuidado com a alimentação é fundamental, tanto em quantidade quanto em qualidade. O recomendado é a mulher consumir alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e proteínas. O que ela deve evitar são os carboidratos, produtos industrializados, enlatados, artificiais, doces e massas, que podem causar gases e uma desagradável queimação no estômago. Durante a gravidez semana a semana beba bastante água para ajudar a hidratar o seu organismo e livrar o corpo das toxinas. Já comece a hidratar a pele, pensando nas estrias que podem surgir mais pra frente, mas evite os cremes que trazem ácido retinoico em sua composição.


7ª semana:
Mais detalhes da criança surgem, como a íris, as narinas, os olhos, uma pequena abertura que será boca, a glândula pituitária, fibras musculares, intestinos, pâncreas e os pulmões. Uma camada de coágulo forma-se na barriga da mamãe, isso para proteger o bebê, o coágulo se desfaz no trabalho de parto. Nessa fase, a região em torno dos mamilos pode começar a escurecer, isso é um indício de que a produção de leite já começou. Você também pode sentir que a sua gengiva está mais sensível, mas isso é normal, basta usar escovas com cerdas macias.


Se surgirem manchas nas unhas por causa dos hormônios, procure seu dermatologista. É normal sentir muito calor e transpirar, procure usar roupas leves e confortáveis. Não use qualquer tipo de tintura nos seus cabelos, assim como produtos colorantes, alisantes e com muita química.


8ª semana:
O embrião está medindo entre 5 e 13mm e seu peso chega a 0,8g. Ele já tem bracinhos e perninhas e os dedos das mãos, dos pés e a sua  placa dentária começam a se definir. O útero da mamãe começa a crescer e ela sente mais náuseas, principalmente de manhã. Para diminuir esse mal estar, experimente comer uma bolachinha de água e sal antes de sair da cama, e evite ficar de estômago vazio durante muitas horas.


9ª semana:
Nesse momento da gravidez semana a semana, a cabeça do embrião ainda é desproporcional, está bem maior que o corpo e os olhos estão cobertos com uma membrana palpebral. Ele continua a desenvolver-se, agora começa a formação do pescoço e dos genitais, mas ainda não dá pra saber se é menino ou menina. Você vai perceber que os seios estão maiores, então não descuide da hidratação! A gestante pode sentir agora algumas tonturas, mas são passageiras.


10ª semana:
Essa é a fase em que seu filho deixa de ser um embrião e passa a ser um feto. Os neurônios já começam a ser produzidos numa quantidade incrível, cerca de 250 mil por minuto. Ele já tem os dedinhos dos pés e das mãos separados, e começa a ter o paladar formado com os botões gustativos. A gestante começa a perder a cinturinha fina, e deve optar roupas largas e confortáveis.


11ª semana:
Agora o peso do seu bebê é de aproximadamente 8g, e ele tem unhas nos dedos e orelhas mais definidas. É hora de ficar atenta ao peso, então cuidado para não engordar mais do que o necessário. Mantenha uma alimentação saudável, com muitas verduras ricas em ácido fólico, frutas, legumes, grãos e carnes. Abuse da água e do leite, sem moderação durante a gravidez semana a semana.


12ª semana:
Neste ponto da gravidez os riscos de aborto diminuem bastante. Seu bebê está com mais estabilidade e corre menos riscos, mas isso não significa que você pode relaxar com a alimentação e com os cuidados. Os ossos do feto começam a se formar. Os intestinos já estão no lugar certo e os rins até já produzem urina. O período de enjoos acabou.


13ª semana:
Seu bebê está praticamente formado! Daqui pra frente começa o amadurecimento dos órgãos. Ele começa a urinar o líqüido amniótico, que é aquela “água” que o envolve dentro da bolsa. O rosto começa a se alinhar com os olhos, o nariz e a boca. Com sorte, dá para ver no ultrassom se o bebê é menino ou menina. Os hormônios da mamãe começam a estabilizar e a gestante vai sentir isso em forma de mais energia e equilíbrio. Pode ser que os seios já tenha colostro, que é o líqüido grosso e amarelado, cheio de nutrientes, que antecede o leite.


14ª semana:
Nessa fase da gravidez semana a semana começam a aparecer as bochechinhas e o narizinho. Ele também já tem a glândula tireóide, que começa a produzir hormônios. O feto está com cerca de 14cm e 25g, os olhinhos ainda estão fechados. Nos meninos surge a próstata; nas meninas surgem os ovários. A mamãe pode sentir uma aceleração da freqüência cardíaca – o que é normal. Pode acontecer de surgir uma linha escura na barriga conhecida como "Línea Negra", que aparece por causa da grande quantidade de melanina produzida pela placenta, desaparecendo logo que o bebê nasce.


15ª semana:
Cílios e sobrancelhas aparecem no bebê. Ele pode começar a movimentar os braços, abrir e fechar as mãos e até mesmo dar cambalhotas. Sua medula começa a se formar. A grávida agora pode sentir mais calor e transpirar mais ainda, pois o seu coração está trabalhando mais para garantir oxigênio e sangue para o bebê.


16ª semana:
Seu bebezinho já está completamente formado dentro da barriga e tem cerca de 18 cm e 80g. Com o rostinho bem definido, ele já começa a fazer caretas. Os seus seios podem crescer mais e você pode sentir muita fome, mas não descuide da alimentação! Já estamos quase no fim do nosso guia de gravidez semana a semana.


17ª semana:
Nessa semana o feto desenvolve o seu sistema circulatório e o tecido adiposo. Ele já tem os órgãos íntimos bem visíveis. Seu tamanho é de, em média, 19cm 100g, e ele pode ouvir alguns sons externos. É muito importante que a mamãe converse com ele, cante e ouça músicas suaves. Por causa da elevação da pressão arterial, pode acontecer a epistaxe, que é o sangramento pelo nariz e gengivas. Se isso acontecer, procure seu médico.


18ª semana:
Nesse momento da gravidez semana a semana, seu bebê tem cerca de 21cm e pesa 150g. Ele consegue ouvir seu próprio coração e o som do sangue que flui no cordão umbilical. Ele também pode sentir os carinhos na barriga e seus olhinhos estão sensíveis à luz. Evite dormir de bruços, isso põe muita pressão sobre o útero em crescimento.


19ª semana:
O cérebro do feto está em pleno desenvolvimento e ele pode chegar aos 23cm e 200g. No cérebro, ele está formando os neurônios que se ligam ao corpo.


20ª semana:
Os cinco sentidos do seu bebê estão completamente desenvolvidos. Agora ele tem cerca de 25cm, 250g. Daqui para frente, seu útero vai crescer cerca de 1cm por semana, e isso pode significar dores no abdome. Você também vai sentir mais vontade de ir ao banheiro, e mesmo assim não deixe de beber bastante água, para hidratar o corpo e liberar toxinas.

 

Dr Gestante online
Admin

Mensagens : 271
Data de inscrição : 10/08/2013

Ver perfil do usuário http://gestantesonline.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gravidez semana a semana

Mensagem por NATHALIA THAIS ALMEIDA em Qua Ago 14, 2013 2:28 pm

35 SEMANAS E 4 DIAS SAO QUATOS MESES

NATHALIA THAIS ALMEIDA

Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/08/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gravidez semana a semana

Mensagem por Dr Gestante online em Qua Ago 14, 2013 6:56 pm

Boa noite !!! 


35 semanas de gravides são aproximadamente 8 meses dependendo dos dias que tem mês .. 

É indicado nestas semanas 
Dieta com ferro. É muito importante comer porções de alimentos ricos em ferro no terceiro trimestre (Conheça uma guia para ter a melhor nutrição na gestação). Seu bebê absorve este mineral essencial do seu corpo para construir reservas de ferro em seu próprio corpo, na maior parte em forma de células vermelhas do sangue. A maior parte da absorção se dá no mês final antes do nascimento.

Cara ou Coroa. "Minha cabeça deve estar pra cima ou pra baixo?" A cabeça-primeiro ou apresentação cefálica é a posição ideal para o nascimento. O trabalho de parto ocorre mais suave e sem problemas quando a cabeça do bebê, que é a maior parte do seu corpo, vem primeiro através do canal vaginal. Aproximadamente 3% a 4% dos bebês não giraram para esta posição por 35 semanas. Surpreendentemente, apesar do espaço apertado no útero, seu pequeno acrobata pode girar diversas vezes antes de nascer.

Medindo. Os braços e os pés do bebê estão ficando mais gordinhos enquanto continuam a ganhar peso. No final desta semana, pode pesar até 2,5 quilogramas e medir aproximadamente 46-47 cm de comprimento.


Sua Gravidez

Sobre a cesárea. Sempre existirá o risco de que o médico sugira a prática de uma cesárea, em caso de algum problema ou situação inesperada. Se esta prática for necessária, pense se vai querer anestesia geral ou local. Alguns médicos afirmam que estar acordada é muito mais seguro.

Conselhos dos especialistas. O cordão umbilical do bebê pode se posicionar sobre o pescoço dele. Isso é comum e nada perigoso. Ninguém conhece a causa deste imprevisto.

Dr Gestante online
Admin

Mensagens : 271
Data de inscrição : 10/08/2013

Ver perfil do usuário http://gestantesonline.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum