ANUNCIOS
DADO FOTOGRAFIAS
Últimos assuntos

Dia Fértil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dia Fértil

Mensagem por Dr Gestante online em Seg Ago 12, 2013 2:15 pm

Apesar de ser sonho de muitas mulheres, engravidar nem sempre é fácil, e muitas vezes é difícil alcançar o sonho da maternidade. Mas muitas vezes, essa “dificuldade” pode ser superada com o conhecimento do dia fértil e consequentemente do período fértil. O período fértil ocorre no meio do ciclo menstrual e dura de 3 a 6 dias.


Como engravidar? Primeiro, é importante conhecer como seu corpo funciona e corresponde às tentativas de gravidez. Além disso, é preciso saber como anda a saúde do seu organismo, e por isso é extremamente importante que você frequente o ginecologista, que poderá avaliar se tudo está bem com você, e se seu corpo está preparado e adequado para receber uma gestação.


Dia fértil
O ciclo menstrual está dividido em 2 partes: a primeira parte acontece entre o primeiro dia da menstruação e a ovulação, e é o tempo que o organismo se prepara para o dia fértil. Quando está pronto para o período fértil, o ovário produz e libera um hormônio - a foliculina ou estrogênio – chamado de hormônio da feminilidade, que produz os "sintomas" do período fértil.


Na segunda parte do ciclo, que acontece depois da ovulação, um outro hormônio é fabricado: a progesterona. Ele ficará no organismo da mulher até que ocorra uma gravidez, e caso ela não aconteça, o nível da progesterona diminui até que ocorra a menstruação seguinte. A duração desta segunda parte é de, normalmente, 14 dias, mas pode ter entre 13 e 16 dias.


Dia Fértil
Saiba quando é o seu dia fértil


Como calcular o dia fértil?
Para se calcular o período fértil, é preciso saber que o dia da ovulação ocorre de 12 a 16 dias antes da menstruação, uma média de 14 dias.Então é necessário saber qual será a data aproximada da próxima menstruação, subtrair 14 e ai teremos o dia aproximado da ovulação. Então, se uma mulher tem ciclo menstrual de 30 dias e sua menstruação veio dia 15 de abril, ela deve calcular que sua próxima menstruação será dia 15 de maio, então 15 menos 14 dá 01, o dia da ovulação será dia 01 de julho.


Os ciclos normalizados têm uma duração de cerca de 28 dias, e o pico de ovulação, o dia fértil, acontece no 14ºdia. Nesse caso, deverá ser considerado como período fértil, ou seja, período com risco de gravidez, entre o 11º e o 17º dia do ciclo, a contar a partir do primeiro dia da menstruação


Uma dica legal para saber qual o dia fértil é pelo muco cervical, que é uma secreção transparente, semelhante à clara de ovo. Esta secreção deve ser colocada entre os dedos indicador e polegar e esticada ao máximo sem que se rompa, no dia em que ela estiver esticar bastante (a capacidade do muco de esticar-se chama filância) antes de romper é o dia da ovulação.






Quais são os sintomas do período fértil?
Secreção transparente como clara de ovo, maior desejo de manter relações íntimas, elevação da temperatura corporal são alguns dos sintomas do período fértil. Algumas mulheres têm outros sintomas como dor no baixo ventre ou na região dos ovários, dor de cabeça leve, alterações do apetite, mas esses são sintomas bem particulares e que variam bastante, por isso é muito importante que a mulher aprenda a observar seu corpo.

 

Dr Gestante online
Admin

Mensagens : 260
Data de inscrição : 10/08/2013

Ver perfil do usuário http://gestantesonline.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum