Histerossalpingografia

Raquel
Raquel
Admin
Mensagens : 356
Data de inscrição : 10/08/2013
Idade : 27
http://www.gestantesonline.com
12082013

Histerossalpingografia 14538010





Histerossalpingografia



Muitas de nós já ouvimos falar nesse nome gigante e complicado, mas não sabemos muito bem do que se trata. Elaboramos um guia para esclarecer as principais e mais recorrentes dúvidas em relação a esse procedimento.



O que é histerossalpingografia?


A histerossalpingografia (ou histerosalpingografia) é um exame feito no útero e nas trompas uterinas e que serve para diagnosticar malformações dos órgãos reprodutores, doenças da cavidade uterina e do interior das trompas.

É indicada principalmente em casos de infertilidade e obstrução de trompas.



Exame histerossalpingografia


O exame de histerossalpingografia consiste em um raio X da cavidade uterina feito com uso de contraste. 

Ele mapeia a anatomia uterina e avalia a morfologia das tubas uterinas. 
Por meio desta análise, o médico pode dizer quais as condições dessas estruturas e investigar as possíveis causas de infertilidade na mulher.



O que é histerossalpingografia?


O exame deve ser realizado entre o 6º e o 12º dias do ciclo menstrual, e até hoje é considerado uma das melhores formar de avaliar detalhadamente as trompas e o canal da entrada do útero, além da própria cavidade uterina.


Histerossalpingografia Hister10



Histerossalpingografia e gravidez


A histerossalpingografia não pode ser feita se existir a possibilidade da mulher estar grávida. 

Ele pode ser prejudicial à saúde do feto.

Pelo exame, é possível descobrir também possíveis alterações morfológicas congênitas do útero, sinéquias uterinas (aderências dentro da cavidade uterina) e tumores intrauterinos. 

Mulheres que possuem histórico de abortos de repetição, doença inflamatória pélvica crônica e miomatose também costumam ser indicadas para a realização do procedimento.



Histerossalpingografia dói?


É muito comum ouvir mulheres simplesmente apavoradas apenas com a possibilidade de precisar passar pela histerossalpingografia, e elas tem razão de certa forma.

Quando realizada com equipamentos sem qualidade, ou por profissionais despreparados, a histerossalpingografia pode ser realmente dolorosa e bastante desconfortável. 

O contraste também deve ser aquecido previamente, para evitar a contração uterina que também pode causar dor no momento do exame.



Histerossalpingografia ajuda engravidar? 



Há relatos de mulheres que conseguem engravidar imediatamente após a realização deste exame, por conta do "desentupimento" das trompas.



Exame de histerossalpingografia





Quando há uma pequena obstrução das trompas, pode ocorrer de fato. 
Mas é importante saber que este não é exatamente o foco do exame, que tem como objetivo encontrar possíveis alterações anatômicas ou funcionais que podem atrapalhar a chegada de uma gestação.




Histerossalpingografia onde fazer ?



É importante encontrar um bom laboratório, conceituado e conhecido, para que o exame seja feito por médicos experientes e com equipamentos de qualidade.
Nessas situações, a dor é mínima ou nula, e os resultados são confiáveis, podendo ajudar corretamente seu ginecologista a identificar quaisquer problemas.


Última edição por Jumara Borges em Qui maio 24, 2018 2:13 pm, editado 1 vez(es)
Compartilhar este artigo em:reddit

Comentários

avatar
Qui Ago 15, 2013 9:12 amDanielle Nascimento
Eu realizei esse exame e é indicado para quem tem alergia a camarão ou melhor iodo tomar uma medicação 03 dias antes porque o contraste é de iodo. O desconforto é como se fosse uma cólica... Mas por ser um procedimento invasivo só é feito em hospital e a paciente deve ir acompanhada.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos