ANUNCIOS
Últimos assuntos

Gravidez: da nutrição ao relacionamento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Gravidez: da nutrição ao relacionamento

Mensagem por Dr Gestante online em Ter Ago 20, 2013 1:39 pm

Gravidez: da nutrição ao relacionamento



Não é fácil encarar tantas mudanças de uma vez só: a gravidez mexe com os hormônios, com a cabeça, gera ansiedade, cria expectativas e muda as formas do corpo. E esta última e inevitável característica causa ainda mais instabilidade emocional à mulher.
A psicóloga Rose Massaro Melamed, do Centro de Fertilização Assistida Fertility, de São Paulo, explica que existem mulheres que, apesar do grande desejo de se tornarem mães, ficam excessivamente preocupadas com o corpo.
“Já vi mães que, após o parto, não quiseram amamentar o bebê, por medo de ter a aparência dos seios afetada”, relata a psicóloga, com vasta experiência no atendimento de gestantes. “São poucas, mas algumas esperam sair das vistas do médico para tomar uma injeção que seca o leite, apesar da importância da amamentação”, exemplifica.
A orientação da psicóloga é ter calma para não afetar a saúde. “Tem que saber esperar. Não dá para voltar à forma em 15 dias. A gravidez é um período que tem começo e fim. Ela vai acabar e a tendência do corpo é voltar ao normal. Só depende da mulher”. Além disso, Rose afirma que é bom lembrar que esse é um momento importante e exclusivamente feminino – e deve ser curtido como tal.
Algumas dicas valiosas
Para o relacionamento: Rose diz que, quanto mais o homem estiver presente na gravidez, menos a mulher se sentirá rejeitada. “Deixe-o inteirado do assunto, convide-o para acompanhá-la nos exames, conte o que leu sobre o assunto ou o que ouviu do médico, faça planos para o futuro do casal”, exemplifica. E continue assim após o parto. “Permita que ele te ajude a cuidar do bebê, assim você terá tempo para si mesma.”
Para a alimentação: Edmar Santos, cardiologista com prática em medicina Ortomolecular e mestre em medicina Interna e Terapêutica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aconselha que a mulher tenha uma boa alimentação na gravidez para preservar a saúde e conseguir voltar à forma física após o parto.
“Uma dieta equilibrada, preferencialmente natural, fornece todos os nutrientes necessários à saúde. Ela também ajuda a evitar os desejos malucos, tão comuns à gestante, pois eles podem ser causados por uma carência nutricional”. Em outras palavras, quando há uma vontade grande de um alimento específico, pode ser uma mensagem do corpo avisando que algum nutriente está em falta no organismo.
“Com um exame de sangue, é possível identificar deficiências nutricionais no organismo, que podem ser equilibradas pelo médico”, explica Edmar. “Não é nada tão complicado: alimentação balanceada, atividade física e bom estado de humor formam o tripé para uma vida saudável. O resto é periférico”, resume o médico.
Edmar finaliza lembrando que, durante a gestação, é preciso ter acompanhamento médico e um pouco mais de disciplina. “Minha sugestão é encarar as mudanças do corpo com naturalidade. Se a mulher consegue se controlar durante essa fase, é muito mais fácil recuperar o corpo que tinha”, encerra.

Dr Gestante online
Admin

Mensagens : 261
Data de inscrição : 10/08/2013

Ver perfil do usuário http://gestantesonline.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum