Ovulação e Menstruação

Raquel
Raquel
Admin
Mensagens : 356
Data de inscrição : 10/08/2013
Idade : 27
http://www.gestantesonline.com
12082013
Ovulação e Menstruação B9efc710






“O que é ovulação?” “Ovulação dói?” “Como funciona a ovulação feminina?” “Quais são os sintomas da ovulação? “Posso engravidar durante a ovulação?” “Eu estou ovulando?” São essas e muitas outras as dúvidas em relação ao período chamado de ovulação, que abriga os dias férteis da mulher. Entenda como funciona esse período do organismo feminino.



O que é ovulação?



Sabemos hoje que o intervalo denominado de janela fértil abrange os cinco dias antes e alguns dias após a ovulação. Para você entender melhor: o ciclo menstrual tem início no primeiro dia da menstruação. 
Na primeira fase do ciclo, ocorre uma produção exclusiva de estrogênio (o estrogênio tem efeitos muito importantes no endométrio (revestimento interno do útero) no ciclo menstrual) pelo ovário. 
O processo de ovulação, que ocorre por volta do décimo quarto dia de um ciclo menstrual de 28 dias, faz com que o organismo libere quantidades elevadas de progesterona e quantidades consideráveis de estrogênio.



O que é ovulação?





Ovulação dói?


Alguns sinais fisiológicos são indicativos da ocorrência da ovulação, dentre eles podemos citar a dor no baixo abdome que acomete algumas mulheres. 
Essa sensação é provocada pela distensão excessiva do folículo que envolve o óvulo na hora da eliminação do mesmo.



Eu estou ovulando? 

Quais os sintomas da ovulação?
Além da dor no baixo abdome, a mudança da temperatura basal do corpo da mulher é outro sinal da ovulação. 
A progesterona promove uma elevação de cerca de 0,2 - 0,6ºC da temperatura, e  esta elevação pode ser precedida por uma leve queda, que corresponde ao pico de estrogênio, que ocorre pouco antes da ovulação.

Outra característica é a mudança do aspecto do muco cervical, que é expelido pela região íntima. 
Quando o muco apresenta um aspecto similar ao da clara do ovo, significa que há ovulação.

Se a menstruação é irregular, é possível saber o período da ovulação por meio da observação do muco e da medição da temperatura, além da ultrassonografia, que mostra o folículo crescendo e se rompendo.



Posso engravidar durante a ovulação?



O período fértil (que aumenta as chances da mulher engravidar) vai em média do quinto dia que antecede a ovulação até o quinto dia após a ovulação. 
Nesse período, a probabilidade de gravidez é de 15 a 18% ao mês, e esse número sobe para 90% ao ano, se em todo período fértil da mulher houver relação.

Medicamentos que estimulam a ovulação
O uso de medicamentos que induzem a ovulação deve ser feito apenas sob orientação médica. 
Os chamados “indutores de ovulação” só podem ser administrados com prescrição e acompanhamento médico. 
Os efeitos colaterais dessa medicação são diversos, podendo acarretar disfunções hormonais, trombose, cistos ovarianos e outros. 
O tipo de medicamento a ser usado, a forma de uso e a dosagem variam de organismo para organismo, por isso a extrema importância de procurar o seu médico antes de começar o tratamento com os indutores de ovulação.
Compartilhar este artigo em:reddit

Comentários

Nenhum comentário

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos