Gravidez - mês a mês

Ir para baixo
avatar
michellesz
Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/02/2017

Gravidez - mês a mês Empty Gravidez - mês a mês

Sex Fev 03, 2017 1:34 am
Primeiro mês de gestação


Primeiro mês de gestação – A última menstruação foi há 2-6 semanas o que dizer que está grávida de 0-4 semanas. Você acaba de saber que estou grávida! É maravilhoso… Ainda não consegue acreditar. E você que achava que estava com uma gripe!

Como está a evoluindo o meu bebê?

No primeiro mês de gestação o seu futuro bebê parece-se agora com uma pequena vírgula, com uma cabeça e umas pequenas partes que serão os seus futuros quatro membros. O cordão umbilical está se formando e a circulação entre o feto e a placenta está a se estabelecendo.

Na realidade, no primeiro mês de gestação o feto toma agora a forma de uma espécie de disco oval, composto por três camadas de células a partir das quais vão originar as várias estruturas do corpo do bebê.

A endoderme (camada interna) vai gerar os órgãos do bebê, como o tubo digestivo, o fígado, o pâncreas e o sistema respiratório. A camada do meio vai formar o esqueleto, o coração, o sistema sanguíneo e os órgãos sexuais.

A camada externa, ou ectoderme, vai resultar no seu sistema nervoso e órgãos sensoriais, bem como a pele, cabelo e unhas. No centro forma-se uma protuberância que corresponde à futura cabeça do bebê!

No que diz respeito ao seu pequeno coração desde o final da terceira semana que já começa a bater sob a forma de um tubo cardíaco.

A partir daqui está tudo pronto para o que chamamos a “organogénese”, o que quer dizer a criação dos órgãos internos e o início da circulação sanguínea. Esta etapa chave do desenvolvimento vai ocorrer durante a quarta semana.

Os meus bons hábitos alimentares no primeiro mês de gestação


Agora você deve prestar especial atenção a tudo o que come! Mas isso não quer dizer que deva comer por dois.

Desde o início da sua gravidez que as suas necessidades nutricionais estão alteradas. Para assegurar um bom desenvolvimento do seu bebê, tem de procurar aumentar especialmente o aporte de ferro e ácido fólico (vitamina B9).


Para evitar qualquer risco de contrair alguma doença perigosas para o seu bebê (como a listeriose ou a toxoplasmose), peça conselho ao seu médico. É recomendável evitar determinados alimentos como o peixe e marisco crus, bem como lacticínios à base de leite não pasteurizado.

Também você deve ter o cuidado de cozinhar bem a sua carne (não coma bife mal passado ou carpaccio) e de lavar as suas frutas e vegetais antes de consumir. Lembre-se dos seus cuidados de higiene: lave cuidadosamente as mãos antes de preparar e cozinhar as refeições ou antes de se sentar à mesa.

Não se esqueça de limpar bem o seu frigorífico regularmente e fale com o seu médico se for conveniente adotar outras precauções no seu caso.

Durante o primeiro mês de gestação: devo tomar suplementos alimentares?



Se, antes de engravidar, tinha uma alimentação variada e equilibrada, as suas necessidades em vitaminas e minerais devem estar normalmente cobertas.

Mas na verdade, muitas mulheres têm deficiências alimentares, especialmente no que toca ao ferro e ao ácido fólico, dois nutrientes essenciais logo desde o início da gravidez.

Hoje em dia as recomendações apontam para a prescrição sistemática de um suplemento de ácido fólico a todas as mulheres grávidas, ou às que desejam engravidar (por ex. durante a consulta pré-concepcional).

Se tem falta de ferro, o seu médico pode também acrescentar uma suplementação de ferro. Nunca deve, sob qualquer circunstância, tomar suplementos alimentares, vitamínicos ou minerais, sem falar primeiro com o seu médico.

Desde a concepção do bebê já passaram quatro semanas e o peso do embrião já se multiplicou 10.000 vezes! Em relação a você, agora está tomando consciência que daqui a nove meses – ou antes, só faltam 8 meses! – vai dar à luz um lindo bebê.

Para acompanhar o desenvolvimento do bebê nos próximos meses veja aqui! w w w enxovaisdebebes.com.br/category/gravidez-mes-a-mes/
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos