Colo do Útero na Gravidez

Raquel
Raquel
Admin
Mensagens : 356
Data de inscrição : 10/08/2013
Idade : 27
http://www.gestantesonline.com
25072020

Colo do Útero na Gravidez Bebe-c11

                                                                                            Colo do Útero Fechado

Como Fica o Colo do Útero na Gravidez?


O colo do útero ou também conhecido como canal cervical, faz parte do aparelho reprodutivo feminino e é ele que esta totalmente ligado a vagina. 
Nele contém uma pequena passagem ou buraco por onde mensalmente a menstruação passa e também aonde os espermatozoides tem que ultrapassar para chegar até os óvulos. 

Mas e durante a gestação? O colo do útero na gravidez continua aberto?



Mudanças no Colo do Útero na Gravidez


Durante a gravidez, ocorrem muitas mudanças no colo do útero já que necessitará estar bem fechado para suportar o peso do bebê que estará se desenvolvendo dentro do útero. 

Para isso o próprio corpo desenvolve um muco que servirá como tampão para fechar essa passagem e se a gravidez for saudável permanecerá bem fechado até o final da gestação aonde começará a se modificar e abrir em preparação para o parto, quando ocorre a perda do tampão mucoso.

Função do Colo Uterino


O colo do útero tem a função de proteger a entrada de agentes causadores de doenças e infecções e pode se apresentar de diversas maneiras. 
Maneiras essas que só podem ser detectadas e avaliadas durante uma consulta ao ginecologista.


Função do Colo Uterino na Gravidez


Já o colo do útero na gestação normalmente se apresenta de forma dura, firme e com o tampão bem fechado protegendo o desenvolvimento fetal e impossibilitando a saída do mesmo. Caso ocorra alguma alteração a gestante pode passar por um aborto, por isso é recomendado que qualquer sintoma estranho o obstetra seja procurado.

Qual o Tamanho do Colo do Útero na Gravidez?


O colo do útero na gravidez, tem uma grande variação de medidas e peso, de uma mulher para outra. 

Mas de maneira geral ele pode medir de 6 a 9 centímetros de comprimento e 3 centímetros de profundidade o que é totalmente alterado numa gravidez gemelar, já que devido ao peso em dobro terá que suportar ainda mais peso.

O colo do útero na gravidez gemelar chega a medir no mínimo 15 centímetros até 28 e começa a se encurtar e afinar quando o nascimento do bebê esta próximo. 
Durante as consultas e exames de toque, as medidas do colo do útero não serão verificadas, porém se esta mole ou fino demais sim e é o que indicará a necessidade de repouso ou se tudo esta seguindo como deve ser.

Colo do Útero em Preparação Para o Parto


Como já citamos acima, o colo do útero na gravidez deve ficar duro, grosso e fechado a fim de suportar o peso e impedir a saída do bebê até que ele esteja pronto para o nascimento. Porém com a chegada no terceiro trimestre o colo do útero começa a se afinar em preparação para o parto. Durante os exames de toque é possível o obstetra verificar sua espessura e ter uma estimativa se o parto esta se aproximando.



Afinamento do Colo do Útero


O afinamento do colo do útero não possui uma regra, cada corpo reage da sua forma e em cada gestação é de sua maneira. Algumas mulheres chegam a passar 1 mês com o colo do útero mais fino e já tendo dilatação de 1,2 ou 3 dedos, e essas devem ser acompanhadas pelos seus obstetras já que as contrações de treinamento bem comuns na reta final podem acelerar ainda mais a dilatação.
Compartilhar este artigo em:reddit

Comentários

Nenhum comentário

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos