Como funciona o ruído branco para os Bebês?

Raquel
Raquel
Admin
Mensagens : 356
Data de inscrição : 10/08/2013
Idade : 27
http://www.gestantesonline.com
08112021
Como funciona o ruído branco para os Bebês? O-que-10

Afinal, o que é ruído branco para bebês?


O ruído branco, na verdade, é um som que emite frequências na mesma potência. Isso quer dizer que não há variação de intensidade ou altos e baixos. Ele é contínuo e cria uma espécie de barreira sonora para abafar sons vindos de fora. 

É bem possível que você já tenha deixado a TV ligada e em um volume baixinho durante a noite para dormir mais rápido. Você não sabia, mas estava usando a técnica do ruído branco. Outro exemplo similar é o som emitido por um ventilador ligado e até mesmo pelo ar-condicionado.

Por que ele funciona com os pequenos?


Você deve ter percebido que o ruído branco para bebês, na verdade, pode ser usado por adultos e crianças. Mas há um motivo especial pelo qual ele funciona tão bem com os bebês: nessa fase, o sono é muito leve e pode ir embora de vez diante do menor barulho.

Como dissemos, o ruído branco abafa sons vindos de fora, como cachorros latindo, objetos caindo e pessoas conversando. Todos esses sons tornam-se menos perceptíveis e menos capazes de ativar o córtex cerebral, evitando que o bebê acorde assustado. Veja outros pontos interessantes:

ao escutar o som do próprio choro, o cérebro da criança fica ainda mais agitado e sente dificuldade para entrar no estado de sono. Com o ruído branco, o som de choro é abafado, ajudando a acalmar e a dormir com mais facilidade; quando o bebê acorda e “escuta o silêncio”, ele tende a se assustar por não saber onde a mãe está. Com o ruído branco ele tem a mesma sensação que sentia no útero, ouvindo os sons emitidos pelo corpo da mãe constantemente. Por isso, é uma boa técnica para usar com recém-nascidos.

Como gerar o ruído branco para bebês?


Para gerar o ruído branco para bebês não é preciso deixar a televisão ou qualquer aparelho eletrônico ligados. Existem algumas opções em que você pode apostar para aproveitar todos os benefícios dessa técnica, de uma forma simples e descomplicada.

A melhor delas — e a que recomendamos — é que você compre um aparelho de ruído branco. Sim, eles existem, e são projetados para trazer mais facilidade para a sua rotina. Os modelos mais modernos contam com timer para desligar, emissão de luz noturna, sensor de choro e diversos recursos que ajudam o bebê a dormir melhor.

Existem também vídeos no YouTube e aplicativos que emitem o ruído branco para bebês pelo celular. No entanto, optar por esse método pode trazer algumas desvantagens, como:


  • ter de deixar o celular no quarto do bebê;
  • lutar conta as propagandas que podem assustar o bebê a qualquer momento;
  • ter que deixar o celular no carregador por muito tempo, prejudicando o aparelho e, até, aumentando as chances de explosão.


Além do mais, apostar em um aparelho de ruídos adequado ainda vai ajudar a decorar o quarto do bebê. O design desse produto é todo pensado para trazer mais alegria ao ambiente, usando formatos alegres, delicados e lúdicos.

Implementando o ruído na rotina do bebê


Essa técnica é muito eficiente, mas funciona ainda melhor quando combinada com outros métodos. Portanto, procure criar um “ritual da hora de dormir”. Todos os dias — e no mesmo horário — você pode:


  • diminuir as luzes do ambiente;
  • desligar aparelhos eletrônicos, como a TV;
  • dar um banho relaxante no bebê;
  • oferecer uma refeição;
  • ligar o aparelho de ruídos antes dele dormir.


E não se preocupe! Não existe uma fórmula certa para estimular o sono da criança, principalmente nos primeiros meses de vida. É natural que ela demore um pouco para entender seus horários, mas estabelecendo uma rotina é possível tornar esse percurso mais curto.

É uma técnica segura para a criança?


Sim, usar o ruído branco para acalmar o bebê é uma técnica bastante segura, desde que você tome alguns cuidados. O ideal é deixar o som tocando por alguns minutos e não a noite toda. Você pode ligá-lo novamente caso o bebê acorde e não consiga mais dormir.

Também é importante deixar o aparelho de ruídos longe da orelha do bebê e em um volume baixo. Não é necessário que o volume esteja alto para funcionar. Dessa forma, você preserva a saúde e a segurança do bebê.

Como escolher o aparelho de ruído branco?


Na hora de escolher o aparelho de ruído do seu bebê, pense na quantidade de funcionalidades que deseja. Existem modelos mais simples, que emitem um número limitado de sons e não contam com luzes calmantes ou timer, mas que cumprem seu papel na hora de acalmar.

Já os modelos mais completos incluem MP3 embutido, para que você salve as músicas preferidas do bebê. Alguns deles podem até identificar o choro do bebê e começam a tocar o ruído branco automaticamente. Veja outros aspectos que você deve considerar:


  • verifique se o aparelho tem alças para pendurar;
  • analise se ele é compacto e fácil de transportar;
  • verifique se ele conta com controle de projeção (caso emita luz);
  • compre apenas produtos certificados pelo Inmetro.


Depois dessa explicação, não há dúvidas de que o ruído branco para bebês é um aliado na rotina dos pais e um calmante para seu filho. Com a ajuda dele, é possível proporcionar noites mais tranquilas para a criança, de um jeito fácil, simples e seguro.
Compartilhar este artigo em:reddit

Comentários

Nenhum comentário

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos